28/12/2008

Sapatos Vermelhos na Era "Dourada"

A menina dos sapatos vermelhos foi sem dúvida uma das revelações musicais de 2008.
Rita Pereira entrou no mundo da música há mais de dez anos, com aparência de menina revela-se uma mulher de muitos instrumentos e de uma voz doce.
Começou a desempenhar o papel de baterista num musical, em 1997 assumiu os comandos vocais dos Atomic Bees, mais tarde tocou baixo no grupo Rebel Red Dog e, tocou piano e cantou no projecto Photographs. Este último funcionou como uma espécie de embrião do que a cantora apresenta, actualmente.
A partir de 2003 tornou-se a teclista de serviço na banda de suporte de David Fonseca, com quem interpretou o tema 'Hold Still', que a tornou especialmente conhecida.
Inspirada pelo imaginário do filme "O Feiticeiro de Oz" e o clássico 'Let's Dance ', de David Bowie adoptou o nome de Rita Redshoes, revelando-nos o renascimento do seu imaginário.
Foi com o seu primeiro albúm em nome próprio que encontrou a expressão da sua identidade musical entre o alternative, pop e ambiente e a sua marca de sucesso, tendo como principal influência Pj Harvey.
O álbum lançado em 2008 apresenta 12 músicas cantadas em inglês, uma dúzia de exemplos de pop melódica que remete para os universos de Fiona Apple, Cat Power, dos primeiros tempos dos Goldfrapp ou ainda de David Fonseca.
De "Golden Era" são já conhecidos os temas "Dream On Girl", "Hey Tom", e "The Beginning Song" que têm estado a servir de cartão de visita da sua música.
Os dois primeiros temas revelam dois universos onde o álbum, de facto se encaixa, entre o `uptempo´ e músicas mais intimistas.
Nas palavras de Rita:"As canções são fragmentos de mim, de coisas que eu penso sobre o amor, são influenciadas pelo que eu vejo, não tanto pela música, mas por imagens, por filmes. Tenho muitas imagens gravadas na minha cabeça e tudo isso me influencia".

Como a própria faz questão de assumir A new star is born: Rita Redshoes!”
Esperemos que continue a ter a capacidade de surpreender e de compor e dar voz a músicas que cultivem o universo mágico para o qual transporta os seus fãs, menos não se espera desta doce promessa apadrinhada por David Fonseca.

Dream on girl


E continua a fazer-nos sonhar!

4 comentários:

Filipa disse...

Considero a Rita Redshoes interessante, mas não a acho inovadora porque segue o mesmo estilo do David Fonseca... Mas posso estar enganada... Ver e ouvir Rita Redshoes no Enterro da Gata, não deve ser o sitio mais indicado para conhecer o seu trabalho... Se assitisse a um espectáculo no teatro circo, se calhar já ficava com uma ideia diferente... :)

Anónimo disse...

É foi uma revelação sim senhora, mas não acho que tiveram muito impacto, pelo menos é a impressão que tenho!

Renato_Seara disse...

Este post desculpem la mas contem alguns lapsos!
1- Por lapso voces nao referiram aquela que é a principal influencia da Rita e que a propria ja referiu em entrevistas que da pelo nome de PJ Harvey.
2- Tambem por lapso voces comparam o Golden Era ao primeiro album dos Goldfrapp, este lapso é bem mais grave, porque comparar o Golden Era com o Felt Mountain é sinal que quem esceveu o post nao ouviu os dois albuns, porque o Felt Mountain é o mais electronico de todos os álbuns dos Goldfrapp, alias é considerado um álbum na esfera do Downtempo que é bem diferente de um álbum de musica Pop como e o caso do Golden Era!
3- Tambem por lapso voces comparam na com Cat Power, o meu conselho é que comparem-na antes com a Feist que essa sim tem no The Reminder um álbum com sonoridades semelhantes ao da Rita Redshoes. Em toda a discografia da Cat Power garanto-vos que voces nao encontram nada com uma sonoridade semelhante ao Golden Era da Rita, ou nao fosse a Cat Power a minha artista favorita. Aliás se voces alguma vez assistirem a um concerto das duas vao perceber que entre a Chan e a Rita a unica semelhança é serem mulheres com ligaçoes ao mundo da musica, porque a Cat Power embora sendo normalmente associada a musica indie tem uma postura e sonoridades mais proximas dos Blues.

Cmpts

Anónimo disse...

Excelente cantora!
Adoro...já é uma das minha favoritas!
sem dúvida que terá muito sucesso!O trabalho dela é qualquer coisa de extraordinário!
Gostei do que li ;)