31/12/2008

"Quim Barreiros o slogan das Queimas!!!"

A 19 de Junho de 1947 nasceu em Vila Praia de Âncora, concelho de caminha, distrito de Viana do Castelo, um indivíduo de nome Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros! Começou aos 8 anos a sua aprendizagem de acordeão na escola do Sr. Lomba e aos 9 anos já tocava bateria no conjunto do pai, o "Conjunto Alegria", onde se manteve até aos 20 anos! Em 1968 vai cumprir o seu serviço militar para a Força Aérea Portuguesa e, é neste período, que como músico militar teve oportunidade de actuar nas principais casas de Fado e Restaurantes Típicos, fazendo várias gravações com o famoso guitarrista Jorge Fontes, gravando assim o seu primeiro disco em 1971 (vejam discografia). Durante os anos seguintes não se poupou a trabalhos e foi presenteando os seus fãs com os mais diversos êxitos, sem nunca descorar esta nossa língua traiçoeira, sendo a sua principal marca este "emprego" irónico e divertido do português. Sim, porque a excelência por detrás da lírica de Quim é a forma exímia como manipula a língua portuguesa para que sob uma capa de inocência aparente se escondam 1001 significados atrevidos, o que muito agrada aos ouvintes ;)
Actuou em quase todos os países com comunidades portuguesas, tais como Canáda, U.S.A., Venezuela, Brasil, Aruba, Curação, Bermudas, África do Sul, Namíbia, Australia, Espanha, França, Suiça, Bélgica, Alemanha, Andorra, Inglaterra, entre outros.
Não há festa académica sem que Quim Barreiros seja slogan: Coimbra, Porto, Évora, Lisboa, Braga, Aveiro, Vila Real, Faro,etc. qual é o estudante que não gosta de pular ao rubro de um som pimba, vindo do grande mestre Quim?? Brilhem as estrelas no céu, ou nos arrebate a mais alta tempestade dos céus, simplesmente ele move multidões e alegra o coração de qualquer um!! Apontado por muitos por ser autor de músicas brejeiras e insultuosas, a verdade é que Quim Barreiros aquece o coração de muitos estrangeiros e euforiza as noites de milhares de estudantes!
Popular. Obrigatório em qualquer festa. Indispensável em qualquer “Queima das fitas”, um dos cantores mais requisitados pelo público. Uma agenda de espectáculos completamente preenchida durante todo o ano tanto em Portugal como no resto do mundo onde se fala português. Dezenas de galardões atribuídos por vendas efectivas dos seus cd’s. Centenas de temas interpretados ao longo de uma carreira ímpar.Poderíamos continuar infindavelmente, catalogando os sucessos e descrevendo as façanhas e capacidades deste cantor de excepção. Contagiante pela sua boa disposição, destacando-se de todos os restantes pela sua personalidade e forma como encara os palcos, simplesmente bem hajas Quim Barreiros!
Apesar do seu mais recente álbum "Fui acudir" já andar nas luzes da ribalta, deixo-vos com estas músicas pelas quais nutro um especial carinho!!!;)lol
Botaps: A destacar a actuação de Quim, na noite da passagem de ano, no Porto_Avenida dos aliados Praça da Liberdade pelas 22h!

3 comentários:

Anónimo disse...

parabens pelo sentido crítico e pela tua liberdade de escrita. nao se prendam a informação previamente detalhada, e deem a vossa opinião! Blog mt bom mesmo. continuem a trabalha-lo!
e salta quim e salta quim olé!!!

Anónimo disse...

muito bom o bota som. como sugestao, so falta uma amostra de uns dj's q animam ai as festas pelo país fora, tal como o quim anima as queimas.

Anónimo disse...

Sem dúvida que este homem é o que muita gente quer ver nas festas académicas...mas,sinceramente,já está na hora de aparecer menos por cá!
quando entrei para a UM passei a gostar de o ver a animar o pessoal...mas chega a um ponto que chateia :S a idade nao perdoa,e o Quim está ultrapassado!
Apesar de tudo,o post está bem conseguido xD
Boa Sorte!Espero que tirem boa nota!Merecem!O vosso esforço está ao longo deste blog bem visível! PARABÉNS!