29/11/2008

O “feliz destino” de David Fonseca


David Fonseca sempre teve como sonho ser fotógrafo (que hoje é o seu hobbie favorito), mas o destino quis que fosse um músico de sucesso! E felizmente para os nossos ouvidos que isso aconteceu...

Em meados dos anos 90 fundou a sua primeira banda, os Silence Four, que inesperadamente invadiram o panorâma musical português. O primeiro álbum “Silence Becomes it” atingiu as 240.000 cópias vendidas.

O ano de 1998 foi marcante para os Silence 4, tocaram nos mais importantes festivais de Verão e esgotaram o Pavilhão Atlântico (18.000 espectadores), sendo a primeira banda portuguesa a conseguir tal proeza. David Fonseca confessa nessa altura que “tinha encontrado a cura para as insónias...quem queria dormir com toda aquela agitação à volta?”.

No entanto, em 2001 a banda fez a sua última digressão e terminaram actividades, para desespero de grande parte dos portugueses. David Fonseca caracterizou este projecto como sendo “envolvido de uma certa inocência”, pelo facto de estarem a começar uma coisa tão pessoal e que se tornou tão gigantesca.

Deste modo, David Fonseca optou por uma carreira a solo, a rumo de algo diferente. Em 2003 lança o álbum “Sing me something new”, onde explora novas facetas de cantor e compositor. O músico toca (quase) todos os instrumentos patentes no disco, demonstrando mais um facto do seu enorme talento,trabalho e empenho. O single “Someone that Cannot love” atinge o número 1 dos hits mais ouvidos nas várias rádios e nos tops de vendas nacionais.

Até hoje o sucesso do cantor é imenso, tornando- se num dos mais carismáticos e bem sucedidos artistas portugueses. A carreira de David Fonseca situa-se entre vários galardões, espectáculos esgotados, participações noutros projectos de sucesso (“Os Humanos”) e temas escolhidos em campanhas publicitárias (Vodafone).

Actualmente David Fonseca (na minha opinião) é sem dúvida o melhor intérprete pop português, produzindo álbuns sem comparação e espéctaculos únicos repletos de jogos de luzes, de emoções e de momentos históricos. A língua eleita para se expressar foi o inglês, conseguindo com esse factor se ter espalhado além fronteiras, possuindo concertos em vários países e conseguindo ser a 1ª parte de alguns concertos da grande banda britânica Keane. O talento de David Fonseca torna-se cada vez mais (re)conhecido em todo o mundo!

Para finalizar deixo-vos com uma música do último disco do músico, “Dreams in colour”, que caracteriza o estilo incomparável de David Fonseca, designa-se de “Kiss me, oh kiss me” (adoro este tema, tal como muitos outros). E agora acho que vou pegar neste cd porque me deu uma enorme vontade de ouvir tudo... :) Para mais informações consulte o site oficial: http://www.davidfonseca.com (hiperligação no título).

8 comentários:

Renato_Seara disse...

Na tua opinião, na minha, e na de todos aqueles que saibam apreciar a boa musica, o David está anos luz a frente das bandas POP nacionais(como os Mesa por exemplo), e digo isto com base na fantastica actuaçao(mesmo alem fronteiras nao vejo artista com a capacidade do David para dar super concertos) do David a que assisti, alias, a quem nunca o viu num concerto(nao os da queima esses nao valem) eu aconselho a verem , mesmo aqueles que nao gostam dele deviam assistir a um espectaculo do rapaz que de certo mudariam totalmente a sua opiniao(a nao ser que sejam burros, porque so esses e que nao mudam;pPp!!!!)

Anónimo disse...

david é simplesmente o melhor cantor nacional do momento. eu não me canço dos concertos dele, da sua originalidade e das musicas que não param de crescer eem qualidade. o mais incrivel é que eu nem gostava dos silence four, mas agora sou uma grande fã deste senhor que faz boa musica, pena não ser toda em portugues!
beijos

Bárbara
pesesapatos.blogs.sapo.pt

Cidália disse...

Muito bom este post. O David Fonseca é mesmo dos melhores músicos portugueses.
Bjinhos

Arrieta25 disse...

Bons gostos...Mais um dos meus artistas de eleição...mais uma vez não gosto da música que vocês destacam. É muito comercial, sugir que oiçam "silent void" e "ths raging light"!
Por fim, espero que o David volte ao Enterro, e que desta vez n chova...que neve :P

Hugo*

Anónimo disse...

hum... ok david é bom. mas suponho que depende dos gostos de cada um, nao?
eu prefiro the gift. é algo mais alternativo e experimental. o david segue a regra, é mais um, neste rebanho imenso que somos todos nós, e é disso, infelizmente, que o resto do "pessoal" gosta, de coisas que estejam dentro do seu habitat natural. porque a mudanca, a exploracao, a variacao de um padrao de vida é complicado e moroso. aprender, sim, porque continua a ser aprender, o treinar dos ouvidos e do cerebro para algo a que nao estamos acostumados, nao é tao facil como parece, principalmente quando se trata de "uma diferenca".
de qualquer forma, nao se pode tirarlhe o credito. ele é bom! mas ha melhores.

a experimentacao dos the gift permitelhes explorar um ambiente mais alem. mas tal como lhes permite isso, e tal como isso pode ser positivo, tambem pode ser o seu declinio. a experiencia tem esse pequeno problema, por muito bom que seja, no final o que interessa, é quanto dinheiro gera. se for fenomenal mas nao gerar dinheiro, passa a ser mediocre. se for genial, em principio ha-de sempre gerar dinheiro. no entanto, e como o "genial" nao toca a todos, o marketing implementado é dos instrumentos mais importantes na evolucao de uma banda, e quanto mais "comercial" for, tem mais possibilidade a um maior publico, e porntanto um maior numero de vendas (ou downloads) e portanto de gerar mais $$.

com isto... dentro do comercial, experimental, marketing, performance, artistico... os the gift... sao os The Gift.

Anónimo disse...

Para mim, o melhor concerto do Enterro da Gata '08 foi mesmo o deste senhor que adora fotografia :D
só qualidades!

IsA disse...

cá está ele ... o verdadeiro senhor da musica portuguesa :)

Anónimo disse...

David fonseca,um inventor nato de boas musicas e de letras muito boas.Sem duvida um dos melhores artistas portugueses na actualidade...tem musicas verdadeiramente contagiantes e que ficam no ouvido logo a primeira.É muito bom mesmo,aconcelho a toda a gente...e a sua perfomance ao vivo é fantastica,tocando os seus temos e alguns covers que na minha opiniao ficaram mt bons. Continua assim ;)