David Fonseca sempre teve como sonho ser fotógrafo (que hoje é o seu hobbie favorito), mas o destino quis que fosse um músico de sucesso! E felizmente para os nossos ouvidos que isso aconteceu...
Em meados dos anos 90 fundou a sua primeira banda, os Silence Four, que inesperadamente invadiram o panorâma musical português. O primeiro álbum “Silence Becomes it” atingiu as 240.000 cópias vendidas.
O ano de 1998 foi marcante para os Silence 4, tocaram nos mais importantes festivais de Verão e esgotaram o Pavilhão Atlântico (18.000 espectadores), sendo a primeira banda portuguesa a conseguir tal proeza. David Fonseca confessa nessa altura que “tinha encontrado a cura para as insónias...quem queria dormir com toda aquela agitação à volta?”.
No entanto, em 2001 a banda fez a sua última digressão e terminaram actividades, para desespero de grande parte dos portugueses. David Fonseca caracterizou este projecto como sendo “envolvido de uma certa inocência”, pelo facto de estarem a começar uma coisa tão pessoal e que se tornou tão gigantesca.
Deste modo, David Fonseca optou por uma carreira a solo, a rumo de algo diferente. Em 2003 lança o álbum “Sing me something new”, onde explora novas facetas de cantor e compositor. O músico toca (quase) todos os instrumentos patentes no disco, demonstrando mais um facto do seu enorme talento,trabalho e empenho. O single “Someone that Cannot love” atinge o número 1 dos hits mais ouvidos nas várias rádios e nos tops de vendas nacionais.
Até hoje o sucesso do cantor é imenso, tornando- se num dos mais carismáticos e bem sucedidos artistas portugueses. A carreira de David Fonseca situa-se entre vários galardões, espectáculos esgotados, participações noutros projectos de sucesso (“Os Humanos”) e temas escolhidos em campanhas publicitárias (Vodafone).
Actualmente David Fonseca (na minha opinião) é sem dúvida o melhor intérprete pop português, produzindo álbuns sem comparação e espéctaculos únicos repletos de jogos de luzes, de emoções e de momentos históricos. A língua eleita para se expressar foi o inglês, conseguindo com esse factor se ter espalhado além fronteiras, possuindo concertos em vários países e conseguindo ser a 1ª parte de alguns concertos da grande banda britânica Keane. O talento de David Fonseca torna-se cada vez mais (re)conhecido em todo o mundo!
Para finalizar deixo-vos com uma música do último disco do músico, “Dreams in colour”, que caracteriza o estilo incomparável de David Fonseca, designa-se de “Kiss me, oh kiss me” (adoro este tema, tal como muitos outros). E agora acho que vou pegar neste cd porque me deu uma enorme vontade de ouvir tudo... :) Para mais informações consulte o site oficial: http://www.davidfonseca.com (hiperligação no título).